Diversificar

Diversificar. Esta é a palavra quando fazemos investimento de longo prazo.

Como previdência é um projeto e quando capitalizada, investimento de longo prazo, não podemos por todos os ovos na mesma cesta. Por isso, dias atrás, disse que se pudermos ter três fontes de aposentadoria, é melhor que só uma.

Vejam o caso de quem tem só o INSS: quem está contribuindo há 27 anos, já contribuiu ao longo da vida sobre 15 salários, sobre 10, hoje sobre 6,7 salários e quando for se aposentar vai receber, no máximo, 05 salários.

Quem diria, quando ele começou, que haveria esta redução da aposentadoria projetada.

É que a política de reajuste do salário mínimo, é diferente da do teto do INSS.

Anualmente, há um achatamento do teto. A média anual, tem sido de 3,21%. Não tem escapatória. O teto, já no ano que vem será só de 6,3 salários. Em 2019, 05 salários, e quem se aposentar em 2035 receberá, no máximo, 03 salários. O equivalente a R$ 1.635 de hoje.

Por isso, seja esperto. Busque outras alternativas de aposentadoria. Se uma der errada, haverá outra fonte de renda na velhice. Mas não deixe de ter o INSS, pois a previdência provada também está sujeita aos riscos do mercado financeiro.

2 comentários em “Diversificar

  1. Renato,
    REF. PREVIDÊNCIA SOCIAL/APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO.
    O “Fator Previdenciário” diminui as aposentadorias dos que completam 35 anos de contribuíção aos 60 de idade?
    Com que idade um jovem teria que iniciar a contribuir para não ter a aposentadoria diminuida ao completar 35 anos de contribuição?

    Curtir

Deixe um comentário