Quando começa a velhice

A gente começa a ficar velho quando as velinhas custam mais do que o bolo de aniversário ou quando os óculos de grau de um servem para todos.
Brincadeiras à parte, a chamada terceira idade pode ser um período espetacular, dependendo de como a encaramos, embora não goste do termo “melhor idade”, pois parece piegas.
Agora vem a pergunta: quando começa a terceira idade?
Forjado em 1994, o conceito de idoso definia os com mais de 60 anos. Porém, de lá para cá, a expectativa de vida do brasileiro deu um salto de 6 anos.
Reflexos dessa mudança aparecem na legislação. O Estatuto do Idoso é aplicado aos que têm mais de 60, mas para receber o Benefício de Prestação Continuada do INSS, são 65 anos, mesma faixa do transporte gratuito. A meia-entrada vem aos 60. Já, para a aposentadoria compulsória no serviço público, a marca passou dos 70 para os 75.
Por outro lado, a velhice é diferente para as pessoas. Para algumas começa aos 65 anos e outros já nascem velhos.
Esses são os pessimistas, os rabugentos, os inertes, os que não aceitam a evolução e tampouco tentam se adaptar. São os useiros da frase “ah, no meu tempo”. São os que estão entre nós, mas já morreram.
E tem o outro tipo de velho, que prefere o termo idoso. O entusiasmado com as novas tecnologias, que usa smartphone, que pratica esportes, que viaja para descobrir novos lugares e culturas. São os otimistas e para quem o dia de hoje jamais será o último de uma longa jornada, mas o primeiro do resto de sua vida.
É, tem velho que não envelhece, que amadurece.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s