Mentira

A mentira é um dos piores vícios do ser humano.

Uma mentira pode salvar o teu presente, mas condena o teu futuro.

Governos mentem muito, por isso estou sempre atento ao que dizem, especialmente na minha área profissional.

Todos vocês sabem da minha defesa intransigente da reforma da previdência. Isso, no entanto, não me permite defender as mentiras que o governo diz.

Vamos a elas: os pobres serão os menos onerados.

Pois bem, hoje os que ganham menos são os que se aposentam por idade, pois passam boa parte do tempo desempregados: homens aos 65 anos, mulheres aos 60 anos com 15 anos mínimos de contribuição.

Na regra proposta na reforma, o tempo mínimo de contribuição passa de 15 para 20 anos. Primeira perda.

Vamos à segunda: o cálculo atual diz que o valor será de 70% mais 1% por ano contribuído. Ora, como, hoje, são 15 anos mínimos, o trabalhador se aposenta com 85% da média dos 80% melhores salários.

Pela nova regra de cálculo, serão 20 anos mínimos e a aposentadoria seria, portanto, 90%, pela regra de cálculo atual.

Ocorre que a nova regra diz que serão 60% mais 2% por ano trabalhado além, eu disse, além, dos 20 mínimos.

Resultado: o aposentado por idade irá receber só 60%.

Perceberam, pelas regras atuais, 90%, pelas novas regras 60%. Pior, pelas novas regras não serão os 80% melhores salários, mas os 100%, entrando os menores salários.

Os 60% vão virar 50%.

Por fim, a verdade: os aposentados pobres vão receber quase metade do que recebem hoje.

Deixe um comentário